sábado, 25 de dezembro de 2010

Ah, Israel, se me ouvires!



Estudar os Salmos é sempre importante aos que se propõem a louvar a Deus.

O Salmo 81 fala sobre louvor desde o primeiro verso: “Exultai a Deus, nossa fortaleza; jubilai ao Deus de Jacó.”, que é um apelo para que alegremos a Deus através do louvor, como pode ser observado nos dois versos seguintes. Louvar a Deus para agradá-lo era uma ordenança de José, por ocasião da saída do povo de Israel do Egito e a liberdade que receberam neste tempo.

O Deus que livrou o povo da angústia, respondendo aos clamores, desejava que lhe dessem ouvidos, ou seja, que fossem obedientes, que se mantivessem longe da adoração a deuses estranhos e que abrissem a boca para que deus a pudesse encher. A passagem não especifíca do que Deus encheria a boca do povo, mas certamente, seria da sua rica palavra, do poder que a própria palavra de Deus tem, de louvores, de alimento, de sorrisos e risos. Mas o povo resistiu a Deus, que o entregou aos desejos de seus próprios corações. Mas se o povo O tivesse ouvido...se veria livre dos inimigos, veriam a eternidade e a prosperidade em suas vidas.

Que nós, adoradores de Deus, não deixemos de cumprir as ordenanças, ou melhor, o privilégio que nos foi concedido de louvar ao Senhor em sua casa e que todas as nossas atitudes possam ser uma forma de louvor a Deus. A obediência já é uma forma de louvá-lo. Muitas vezes, o levita está sobre o altar, cantando louvores a Deus, mas será que não faz isso mecanicamente, sem refletir sobre o que profere? O Louvor tem que ser acompanhado pelo coração, pela aproximação e pela busca a Deus, ou o canto ou a música podem ser vazios, se não alcançarem o trono do Pai.

Acompanhe os versículos:

Is 29:13 O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.
Mc 7:6-7 Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: “ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’.
Mt 15:7-9 Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: “ Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’”.


http://video.br.msn.com/watch/video/bebe-na-igreja/bp4o900q

Salmos 81

  1. [Salmo de Asafe para o músico-mor, sobre Gitite] Exultai a Deus, nossa fortaleza; jubilai ao Deus de Jacó.
  2. Tomai um salmo, e trazei junto o tamborim, a harpa suave e o saltério.
  3. Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade.
  4. Porque isto era um estatuto para Israel, e uma lei do Deus de Jacó.
  5. Ordenou-o em José por testemunho, quando saíra pela terra do Egito, onde ouvi uma língua que não entendia.
  6. Tirei de seus ombros a carga; as suas mãos foram livres dos cestos.
  7. Clamaste na angústia, e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões; provei-te nas águas de Meribá. (Selá.)
  8. Ouve-me, povo meu, e eu te atestarei: Ah, Israel, se me ouvires!
  9. Não haverá entre ti deus {alheio,}) nem te prostrarás ante um deus estranho.
  10. Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei.
  11. Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis.
  12. Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos.
  13. Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos!
  14. Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários.
  15. Os que odeiam ao SENHOR ter-se-lhe-iam sujeitado, e o seu tempo seria eterno.
  16. E o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel saído da rocha.


Um comentário: