domingo, 28 de novembro de 2010

Levitas: Preciosos para Deus



Muitas vezes, Deus nos abençoa de uma forma grandiosa, no entanto, através de nossas próprias atitudes podemos perder as bênçãos concedidas pelo Senhor.

Acompanhando a leitura de Ezequiel 28: 11-19 temos o conhecido relato simbólico sobre o rei de Tiro, que representa Lúcifer que, devido ao seu orgulho e rebeldia, se tornou Satanás.

11 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
18 Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem.
19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.”

Algumas vezes, Deus coloca seus servos em posições de honra, dentro ou fora da igreja. De modo algum devemos nos ensoberbecer, mas sempre dar a Deus a devida glória. Lúcifer tinha um espaço de honra diante de Deus, no Éden e no monte santo de Deus. No entanto, ele não estava satisfeito, “elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa de seu resplendor, por terra te lancei [...]”

O orgulho precede a queda, mas o que isso tem a ver com o louvor da igreja? Muitas vezes, Deus dá dons aos seus servos, que acabam se destacando diante dos homens, recebendo algumas vezes elogios por causa da boa voz, da habilidade com os instrumentos, no entanto, não são poucos que se esquecem que foi o Senhor quem lhes deu tais dons e os capacitou e, se brilham, apenas refletem a glória de Deus.

O levita orgulhoso, em pouco tempo, pode achar que o grupo de louvor é inadequado, que não acompanha seu brilho. Acaba se enxergando acima de todos e, quando a soberba o alcança, arrisca-se a perder seu brilho e tornar-se “cinza”. Devemos continuar a ser valiosos para Deus.

Que Deus continue abençoando e capacitando todos os levitas da casa do Senhor, enchendo cada coração de simplicidade e do temor do Senhor, para que os louvores possam ser aceitos pelo Altíssimo, o único digno de toda honra, louvor e adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário